sábado, 15 de março de 2008

MEU REPÚDIO ÀS VERDADES CRAVADAS COM PREGO, CIMENTO E CAL

Meu eu interior,
não sei se errado ou certo,
repudia todos os deuses,
todos os dogmas, todas as religiões,
todos os pregadores, todos os profetas,
todas as verdades cravadas
com prego, cimento e cal;
todos os iniciados em religiões
e outros que tais “verdadeiros”.
Não tenho crença nem quero ter,
não rezo para nenhum deus, nenhuma virgem,
nenhum messias vindo ou por vir.
Não tenho prazer em tais assuntos.
Deus não me interessa.
Portanto, o meu não aos donos da verdade absoluta.
“Sei errar sozinho” - me deixem, por favor!...

Não seriam as religiões de ontem, de hoje e amanhã
um meio de o homem, esse espertalhão,
controlar e explorar o próprio homem?...
Me deixem em paz, “sei errar sozinho”.
Não quero o céu dos religiosos,
prometido aos homens bonzinhos,
àqueles que o adoram de joelhos;
não preciso da proteção dos seus deuses,
bem como dos seus espertos criadores.
“Sei errar sozinho” - não insistam.
Sou um homem sem ilusões. Nada mais.

Toca Filosófica, 3/5/l997

Nenhum comentário: